Palavra do Dia#16 - LITOST

Fiquei encantando com o significado desta palavra enquanto estava buscando textos de filosofia e metafísica. Retirei a explicação sobre ela diretamente do site http://ressentimento.wordpress.com/

“Litost é uma palavra tcheca intraduzível em outras línguas. A litost é um estado atormentador nascido do espetáculo de nossa própria miséria repentinamente descoberta. Aquele que possui uma experiência profunda da imperfeição própria do homem está relativamente a salvo dos choques da litost. O espetáculo de sua própria miséria é para ele uma coisa banal e sem interesse. A litost é, portanto, própria da idade da inexperiência. É um dos ornamentos da juventude. A litost funciona como um motor de dois tempos. Ao torento se segue o desejo de vingança. Como a vingança nunca pode revelar seu verdadeiro motivo, tem de invocar razões falsas. A litost, portanto, nunca pode dispensar uma patética hipocrisia.”

Somos todos naturalmente patéticos e hipócritas principalmente conosco, muitas vezes defendendo pensamentos que não crê-mos, mas por medo de confrontamento ou mesmo assolado pelo sentimento anárquico de “ser contra” sem importar o assunto, defendemos uma bandeira que intimamente não hastea-mos.

Acho extremamente difícil assumir, e este é um pensamento de cada ser que não necessita compartilhamento, mas ser consciente do fato auxilia na compreensão do seu próprio eu.

Nenhum comentário: