Palavra do Dia #7 - AVATAR

Você sabe o que é Avatar?

Se você é no mínimo um internauta inexperiente já deve ter criado algum perfil em Comunidades ou Fóruns e já foi atropelado por essa palavra. Para os webbers, como eu gosto de chamar os navegantes da Internet, é claro que o Avatar nada mais é do que uma foto ou figura que utilizamos para nos identificar na rede. Uma imagem de identificação. Pode ser ainda um personagem que você criou par aum uso específico com o um jogo ou no já fora de moda Second Life.

Alguns mais ligados a Cinema e que nunca pensaram em fazer parte de uma Comunidade na rede (sim existem Aliens entre nós) pensam automaticamente no novo filme de James Camerom.

Ainda há a possibilidade de pensarmos no desenho animado que conta a história de um garoto chamado Aang, em que ele é um Avatar, um dos escolhidos pelos Deuses para dominar os elementos Céu, Terra, Ar e Fogo. Este pobre jovem de 12 anos ficou assustado com o peso que foi depositado em seus ombros e durante um voo de fuga (ele é de uma tribo que domina os poderes do ar) é pego por uma tempestade e se prende em um Iceberg. Ele usa seus poderes para manter-se em hibernação por 100 anos e quando é resgatado, descobre ser o último sobrevivente do seu Clã e agora precisa salvar sua terra da Dominação do Clã do Fogo.

Temos mais uma possibilidade que é a religião Hindú, onde um de seus Deuses principais, Vishnu pode visitar a Terra em formas animais, humanas ou uma combinação entre elas. Estas representações chamam-se Avatares e aparecem no mundo quando algum mal nos ameaça. São listados pela religião dez avatares sendo que nove deles já apareceram entre nós. O último avatar de Vishnu foi Sidarta Gautama, o Buda. vale a pena dar uma pesquisadinha na Wikipedia no link que disponibilizei no nome Vishnu para saber mais.

A resposta, para mim, ainda não é esta.

O dicionário Aurélio coloca Avatar como uma palavra oriunda do Sânscrito Avatara que significa descida, e chegou ao portugues através do francês também avatar. A primeira definição encontrada é exatamente a religiosa explicando sobre Vixnu (em portugues Vixnu, em hindi विष्णु, transl. Vishnu, da raiz sânscrita vishva, "tudo"); porém surge mais um significado no dicionário que é transformação ou transfiguração.

Ainda não fiquei contente por que levando-se em consiferação o sentido tecnológico da palavra, o “Aurélio” deixou um pouco aberto demais, não acho que foram considerados os novos sentidos da palavra.

Avatar é muito mais, é um conjunto de todos estes conceitos e em especial uma interpretação sociológica do homem moderno e da sua relação ao meio em que vive.

Todos temos Avatares que atuam no nosso lugar tendo o próprio corpo como casca para esta consciência. São raros os casos em que somos o que queremos, ou que nossa alma verdadeira mostra-se para os outros. Enviamos diariamente para o trabalho, reuniões de fim de ano, festas em família, almoços de negócios e happy hours diferentes Avatares que medem palavras, mudam a forma de agir de acordo com a conveniência e não com a Consciência principal. Nós somos nosso próprio Deus que, através destes Avatares, desenvolve um leque de relacionamentos. Ter uma Avatar é um escape do que temos que fazer contra o que desejamos fazer.

No teatro chamamos de Máscaras, na ciência de perfil psicológico, neste humilde e simplório texto, Avatar.

Nenhum comentário: